sexta-feira, 24 de abril de 2009

Insalubridade por Produtos Químicos



Como prometido estou retornando ao tema da NR-15 mais precisamente ao seu anexo 11 e 12.

A NR-15 é bem clara quando estabelece que se constitui uma atividade insalubre aquelas que por sua natureza, são desenvolvidas acima dos limites de tolerância nela estabelecidos. Em se tratando de produtos químicos que integram os anexos 11 e 12 da Norma, os valores fixados são válidos para absorção por via respiratória. A Norma também é bem clara e estabelece que o Perito avaliador deverá descrever aparelhagem utilizada, fato este muito raro de se encontrar em perícias trabalhistas. A técnica mais comumente utilizada para avaliação da concentração de agentes químicos nos ambientes de trabalho é a de uso de tubos colorimétricos, onde um volume de de ar é aspirado por uma bomba o qual reage na medida da concentração encontrada para o contaminante. Por comparação com uma escala graduada existente no próprio tubo, lê-se o nível de contaminação, e, por consequência, compara-se com o limite de tolerância. Para que o resultado seja representativo o procedimento deve ser repetido várias vezes, sendo o valor final considerado, a média dos resultados.
Ocorre que, esta técnica é, além de muito cara, é muito específica, isto é, os tubos colorimétricos possuem um recheio específico para o produto químico que se quer medir e, dependendo do grupo funcional da espécie quimica que se quer medir, podem surgir outros produtos como flasos positivos.
As perícias do anexo 11 e 12 dificilmente são feitas á contento. Muitas das vezes o perito, com todo respeito à classe, mal ou pouco conhece, previamente, sobre o processo produtivo e seus agentes químicos e terminam arranjar uma brecha para dispensar dispensar a devida avaliação quantitativa requerida pela Norma. As brechas são buscadas por uma avaliação qualitativa dos produtos químicos encontrados em recipientes como se na fase vapor dispersos no ambiente de trabalho estivessem continuamente, quando na verdade eles estão confinados e pelo grau de tolerância do olfato do perito à atmosfera do ambiente. Estes recursos são muitas vezes aceitos pelo Juízo, pelos prazos exíguos, pelo paternalismo da Justiça do Trabalho, mas principalmente pela falta de aparelhagem adequada na prova pericial.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pelo menos o SPORT...


Muito difícil o jogo do SPORT contra o Colo-Colo pela Libertadores nesta quarta-feira; por sinal, apesar da vitória, serviu pra mostrar ao time da casa que o ritmo não é o do Pernambucano. Na minha opinião, o SPORT abusou de perder bola e de displicência e quase deixa a classificação para a altitude de Quito. Mas o que vale mesmo é bola na rede... Vamos em frente. Pelo SPORT, tudo !!!!!!!!

domingo, 19 de abril de 2009

Vem aí a Internet sob Rede Elétrica

Será o fim deste mercado negro das teles. Uma nova onda de conexão está vindo aí. É a Internet sob rede elétrica, “ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. Utilizará a infra-estrutura já disponível, não necessita de obras em uma edificação para ser implantada”. Basicamente, a internet sob rede elétrica é o encaminhamento do respectivo sinal no mesmo fio da energia elétrica, cada um na sua frequência.

Grande e Grossa

O último censo demográfico feito no Brasil apontou uma história engraçada. Conta que na região rural de Mossoró, um cidadão com 15 filhos foi indagado pela técnica do IBGE, que espantada com a quantidade de filhos, disse: Pôxa, o Sr. tem a prole grande ! ao que o matuto respondeu, E GROSSA !

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ó paí ó !


Que o baiano é festeiro todo mundo já sabe. O que é que a baiana tem, acho que alguns sabem... Que homem do pau miúdo não casa com mulher da curva grande, por mais óbvio que possa parecer, acho que poucos sabem. São muitas das brincadeiras recorrentes com o povo baiano: Preguiçoso e não gosta de trabalhar, inventa três ou quatro danças por dia, come farinha de mandioca mais que cearenses, reza para o NS do Bonfim, almoça, lancha e janta acarajé, caruru, vatapá, abará, moquecas e xinxim; toca atabaque, timbau e berimbau; dança afoxés e capoeira como ninguém; frequenta terreiro de macumba, etc.
Porém, tais brincadeiras tem a ver com a falta de cerimônia do povo baiano e esta posso falar, pois vivi alguns anos da minha vida na Bahia. A propósito desta falta de cerimônia li recentemente que a prática de aliviar a bexiga no meio da rua, fazendo xixi em pontos considerados "discretos" pela população masculina está colocando em risco a estrutura de pelo menos um viaduto e de cinco passarelas da capital baiana. Pode ?

terça-feira, 14 de abril de 2009

Paederus Irritans


Nos tempos de infância e de Juazeiro no Ceará era comum; Cidade grande não tem disso... Tornando a morar no interior reencontrei com o temido inseto potó (Paederus Irritans). Neste tempo de chuva aqui em Mossroró é comum vermos o bichinho fazer estrago. Queimaduras horríveis são fáceis de encontrar. O inseto, expele um líquido cáustico, que queima a pele, podendo, inclusive, deixar seqüelas se não houver tratamento adequado. Lavar a pele imediatamente após o contato com o inseto, de preferência com sabonete antisséptico é um dica para quem for apanhado pelo predador. Pode haver formação surgimento de pus e feridas, sinal de infecção.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que é projetar ?


Comecei a minha vida trabalhando com projetos de unidades de processo trabalhando na PROMON e depois de 10 anos fora do circuito tornei a militar no setor. Realmente é uma área bastante rica de aprendizado e de constantes desafios. Recentemente, vi uma definição que achei bem interesante do que siginifica projetar: "Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de um estado melhor do que o presente."

domingo, 12 de abril de 2009

Insegurança Química



Todas as substâncias são potencialmente tóxicas e também, todas podem ser utilizadas de maneira segura se forem tomadas as precauções necessárias. Os efeitos dos produtos químicos à saúde podem se manifestar através da corrosão, irritação, asfixia, depressão do sistema nervoso, danos pulmonares, ao material genético, mutações, câncer, entre outros. Segundo a OIT - Organização Internacional do Trabalho cerca de 500 novos produtos químicos são introduzidos no mercado e estima-se que existam entre cinco e sete milhões de substâncias químicas conhecidas. As tentativas de estabelecimento de limites de exposição ocupacional foram estabelecidas desde o início do século e continuam em desenvolvimento. No Brasil, a legislação (NR-15) que estabelece os limites de tolerância para exposição a determinados produtos químicos é falha e data da década de 70. Os limites de tolerância brasileiros estão desatualizados pois trata-se de uma cópia dos limites estabelecidos pela ACGIH (American Conference Governamental Industrial Hygienists) daquela época. Com o passar do tempo os limites internacionais foram se atualizado e a NR-15, continua sem revisão. Para se ter idéia vejamos alguns exemplos:

LT.......................NR-15...............ACGIH
1,3 Butadieno..........780 ppm ......... 2 ppm
Acetaldeído ...........78 ppm .......... 25 ppm
Cloreto de Vinila ......156 ppm .......... 1 ppm
Fenol .................. 78 ppm ............ 5 ppm

Os limites de tolerância (LT) são as concentrações abaixo das quais se espera que os trabalhadores podem ficar expostos durante sua jornada de trabalho (48 horas /semanais) sem que sofram consequência ou danos à sua saúde. Voltarei a este assunto posteriormente.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mais um ilustre na família - PAULO COELHO


Que a família alencar é cheia de ilustres todo mundo já sabe. Mas não sei se sabem que Paulo Coelho também a integra. Fernando Morais no seu mais recente livro - O MAGO - onde conta a história de Paulo Coelho, "...havia Alencares e Araripes para todas as preferências e ideologias, Paulo Coelho era primo, em quinto grau, tanto do principal lider militar do golpe de 1964 (e primeiro presidente da República do período ditatorial), o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, como de Miguel Arraes de Alencar, na época governador de Pernambuco. ". Portanto, mais um ilustre na nossa estirpe.

terça-feira, 7 de abril de 2009

DWSIM - Um Versátil Simulador de Processos


Uma das minhas mais gratas surpresas no meu retorno à indústria de processos foi a descoberta do Simulador de Processos DWSIM. A satisfação é maior quando tenho acompanhado a evolução do software e conhecer de perto o seu criador. Trata-se do colega Daniel Wagner recentemente admitido na Petrobras, aquisição esta, de grande e valor e diferenciação.

O simulador não deixa a desejar em nada, posso assegurar, os famosos HYSYS, UNISIM, PROII. Tem a vantagem de ter seu código aberto e revisões constantes a gosto dos usuários mais afetos.