segunda-feira, 25 de maio de 2009

Só acontece na Bahia !


1º) SER PRESO NA LIBERDADE

2º) FUMAR NO CAMPO DA PÓLVORA.

3º) TOMAR BANHO DE MAR NO RIO VERMELHO.

4º) PASTOR EVANGÉLICO MORAR NA CAPELINHA DE SÃO CAETANO.

5º) ATRAVESSAR A RUA NA CALÇADA.

6º) MORAR NO URUGUAI E TRABALHAR EM ROMA.

7º) FALTAR ÁGUA NA CAIXA D'ÁGUA.

8º) ADULTO TOMAR BANHO NA ÁGUA DE MENINOS.

9º) CANDOMBLÉ NO TERREIRO DE JESUS.

10º) HOMEM DO PAU-MIÚDO SE CASAR COM MULHER DA CURVA GRANDE.

11º) IR EM ROMA E NÃO VER O PAPA.

12º) CONFUSÃO NA RUA DO SOSSEGO.

13º) BRIGAS NA RUA DA PAZ.

14º) NÃO ENCONTRAR APOIO NA RUA D'AJUDA.

15º) JOVENS NA PRAÇA DOS VETERANOS.

16º) NÃO DAR ESMOLAS NA PRAÇA DA PIEDADE.

17º) CASAS VELHAS NA CIDADE NOVA.

18º) LAGOA DE ÁGUA DOCE DENTRO DE VILAS DO ATLÂNTICO.

19º) ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NA BOA VIAGEM.

20º) ASFALTO NO CAMINHO DE AREIA.

21º) LAVAGEM DO BONFIM TERMINAR EM BRIGA.

22º) COLHER MANGA EM CAJAZEIRAS.

23º) SER TORCEDOR DO BAÊA E MORAR NO CORREDOR DA VITÓRIA.

24º) LUZ NA MATA ESCURA.

25º) A TARDE' TODOS OS DIAS PELA MANHÃ.

26º) MORAR NA SAÚDE E FICAR DOENTE.

27º) MORRER NA SEXTA E SER ENTERRADO NAS QUINTAS.

28º) UM CLUBE QUE NUNCA FOI CAMPEÃO BRASILEIRO COM O NOME DE VITÓRIA

domingo, 24 de maio de 2009

OS 10 MAIS ! (LIVROS)

Sou fã dos livros, principalmente os da minha área. Se tivesse de restringir este universo, certamente sentiria a falta de muitos outros, mas diria que estes foram e são fundamentais:

1 - PERRY´S CHEMICAL ENGINNER´S HANDBOOK

2 - MONTGOMERY, Introduction To Statistical Quality Control;

3 - BAUGHMAN & LIU, Neural Networks in Bioprocessing and Chemical Enginnering

4 - BAILEY E OLLIS, Biochemical Engineering Fundamentals

5 - NR´s - Segurança e Medicina do Trabalho

6 - CROW & LOUVAR, Chemical Process Safety

7 - OGUNNAIKE & RAY, Process Dynamics, Modeling and Control

8 - PETERS & TIMMERHAUS, Plant Design and Economics for Chemical Engineers

9 - HIMMELBLAU, ENGENHARIA QUÍMICA - PRINCÍPIOS E CÁLCULOS

10 - REID, PRAUSNITZ, POLING, The Properties of Gases & Liquids

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fafá Buracão

João Buracão perde. Mossoró hoje é uma cidade destroçada. Não se consegue transitar. As ruas são um buraco só. Desafio existir uma cidade pior de se locomover que a "minha cidade". Preocupada talvez com a ameaça da cassação que está por vir, a Prefeita Fafá Rosado, encastelada no Palácio da Resistência, resiste em tomar as providências deste caos instalado. O pior é que andou iniciando um tapa-buraco com areia neste tempo de chuva...é uma loucura. Além dos buracos "a poeira como no centro".

terça-feira, 12 de maio de 2009

Adicional de Periculosidade - Energia Elétrica


Muitas reclamações são depositadas na Justiça do Trabalho por parte de trabalhadores que lidam com energia elétrica visando a obtenção de adicional de periculosidade. Ocorre que muitos se frustram, tendo em vista o Decreto que regula a matéria diz que só fazem jus ao adicional os trabalhadores que deenvolvem atividades nos "Sistemas Elétricos de Potência".

Define-se Sistema Elétrico de Potência, de acordo com a terminologia da Norma Brasileira NBR-5460 (ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas) como aquele composto de três itens fundamentais: O Sistema Elétrico, que é o circuito ou conjunto de circuitos elétricos interrelacionados, constituído para atingir determinado objetivo, o Sistema de Potência, que é o Sistema Elétrico que compreende instalações para geração e/ou distribuição de energia elétrica, e a Distribuição, que é trata do transporte de energia elétrica a partir dos pontos onde se considera terminada a transmissão até a medição de energia, inclusive. Desta forma, à princípio, os eletricistas prediais não fariam jus ao adicional.


Ocorre que algumas atividades, como a de trabalhadores de manutenção de telefonia que compartilham a posteação com a posteação de iluminação pública, o que representa uma atuação na mesma área de risco que os trabalhadores do setor de energia elétrica; acrescente-se, também, que os afastamentos verticais mínimos exigidos entre a rede elétrica e de telefonia que compartilham o mesmo poste nem sempre são obedecidos, daí o risco acentuado e o consequente parecer favorável ao trabalhador daquel setor.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Coveiros e os Riscos do Trabalho


Dos trabalhos mais inusitados que já fiz na vida, a pesquisa das "Condições de Trabalho dos Coveiros da Região Metropolitana do Recife", é o campeão. Desenvolvido em parceria com a Enfermeira do Trabalho Rosemary Vasconcelos nos tempos de CRESAT (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) de Olinda-PE, o trabalho foi motivado pela pela alta frequência de acidentes que acometiam coveiros do município e que buscavamos o nexo causal. Visitamos todos os cemitérios da região metropolitana do Recife da época e percebemos problemas similares em todos. Alcoolismo, falta e descontrole no uso de EPI´s, elevados níveis de estresse ocupacional, problemas ergonômicos, foram os problemas prevalentes. O trabalho nos rendeu uma publicação na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, na Revista CIPA e a lembrança de uma categoria imprescindível nas piores horas da nossas vidas e pouco reconhecida nos riscos que a natureza do trabalho expõe os seus atores.

Você já beijou sua Mãe hoje ?



Ontem, no trabalho, entrei numa sala ao lado da minha e me deparei com uma frase: "Você já beijou e abraçou sua Mãe hoje ?". Puxa, parei e pensei, como gostaria de assim o fazer...Talvez seja algum chamado relacionado ao dia das mães; fiquei triste por um instante. Mas, lembrei que Deus está no comando e me quer aqui. A figura e a presença de D. Zuleica é o que a vida tem de melhor e que Deus me reservou. Peço a Deus que a abençoe e dê a ela tudo que ainda precisa, principalmente saúde e paz. TE AMO MAMÃE !!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

LULA É O CARA !

O Autor do texto a seguir é Marcelo Carneiro da Cunha é escritor e jornalista.

É dura a vida de colunista e escritor. Não adianta eu falar, insistir, berrar aqui nesse espaço ou onde mais me deixarem à solta. Tem que vir o Obama pra dizer em alto e bom inglês que o Lula é o cara, Lula is the man, e aí sim, a imprensa repete aos milhões, o Fernando Henrique tem um choque anafilático de tanta inveja e todo mundo cai na real.
Isso não significa que eu não tenha críticas ao Lula ou ao partido. Minha relação com eles é mais ou menos a que eu mantenho com as mulheres: gostaria que fossem muito diferentes, mas, olhem só as alternativas! Vivemos em um mundo real, com defeitos reais, consequências infelizes da nossa humanidade. Compreender esse mundo e governar para ele, tentando ao mesmo tempo torná-lo melhor, com direito a alguma quantidade de sonho, é o que diferencia um político competente de um estadista. E Lula é um estadista, o maior que já tivemos.
Eu acho que boa parte desse preconceito contra o Lula é preconceito mesmo, do ruim. Olhem o que eu ouvi ontem mesmo de uma moradora de um bairro nobre daqui. Ela explicou que não torce para o Corinthians, porque, afinal "tenho todos os meus dentes e conheço o meu pai". Uffff.
Lula, por exemplo, que mal conheceu o pai, na infância, e não sei quanto aos dentes, mas sei quanto aos dedos, torce para o Corinthians. E eleger o Lula foi um momento sublime para os brasileiros porque ele representou a nossa aceitação de nós mesmos por nós mesmos, condição essencial para uma nação ser algo maior do que um mero país. Eleito, Lula nos libertou e o Brasil deu o salto que todos vivem, mesmo que não queiram ver.
Na América Latina, e eu leio a imprensa dos nossos vizinhos, Lula é idolatrado como um grande líder nacional, que ama seu povo e se dedica a defender os seus interesses, ao mesmo tempo em que tenta sinceramente ajudar e integrar os que nos rodeiam. Somos admirados por que passamos a nos levar a sério e deixamos de puxar o saco do primeiro mundo, como fazia o nosso pomposo FHC. Barramos espanhóis (inocentes, claro) na fronteira exigindo tratamento decente aos nossos viajantes que entram na Europa. Lula não tem medo de ninguém e exige estar no G-20, mas junto com o G-8, ou onde quer que se decida alguma coisa.
Lula ajudou Chávez a sobreviver e hoje o enche de elogios, enquanto sabota seus piores planos e ajuda o Brasil a vender e ganhar muito com a Venezuela. Garantiu o empate na quase guerra de araque entre Colômbia e Equador, fazendo o Brasil atuar como o líder que tem que ser. Lula abriu agências da Embrapa em países africanos, onde nossa biotecnologia tropical vai ajudar a combater a fome e criar uma agricultura moderna. Ele também decidiu que não vamos exportar petróleo do pré-sal, coisa de país atrasado, e sim derivados com alto valor agregado. Isso não é lá visão geopolítica e estratégica? Viajou aos países árabes, nunca antes assunto para nossos governantes e criou laços que hoje se transformam em comércio, bom para todos.
Aqui dentro, já que o Brasil também é assunto, manteve sim a política econômica anterior, mas lhe deu a direção social que faltava. E se alguém acha que isso foi coisa pouca, imaginem as pressões que Lula sofreu, às quais teve que resistir, enquanto a Argentina, aqui ao lado, experimentava heterodoxias com o Kirchner e crescia 10% ao ano. Imaginem o que foi para um ex-torneiro mecânico peitar toda a suposta elite econômica instalada nos principais veículos de comunicação, que tentavam dizer a ele para onde apontar o nariz e que aprendesse a obedecer ou o mundo iria cair, culpa dele. Quem resiste a tudo e segue firme no caminho em que acredita é um líder. L-Í-D-E-R. Acerta e erra, mas lidera.
O maior mérito do Brasil de hoje é nosso, do povo brasileiro. Fomos nós que soubemos mudar, acabar com o PFL, optar pelo moderno e, por isso, hoje nosso destino se divide entre dois partidos e projetos viáveis, PSDB e PT. Se os dois são viáveis, o PT é mais generoso, e por isso a minha escolha.
Provavelmente seguiremos crescendo e nos afirmando como nação moderna e emergente, capaz de alimentar a si e ao mundo, o que para mim já está uma beleza, obrigado. Mas, alguém aí ousa comparar o Lula a gente um tanto insípida, inodora e incolor, como Aécio, Serra e mesmo a Dilma? Vamos talvez seguir rumo à prosperidade, mas de um jeito tão mais sem graça. Vocês conseguem imaginar algum desses nomes acima fazendo a frase sobre "banqueiros brancos e de olhos azuis, que achavam que sabiam tudo de economia" que hoje é repetida no mundo inteiro?
Lula, para mim, representa o fim do enorme desperdício que nosso país sempre praticou, ao ignorar a humanidade e inteligência do seu povo, acusando-o de ser pouco escolarizado. Eu tenho o privilégio de, de tempos em tempos, encontrar com leitores de grupos de EJA (Educação de Jovens e Adultos), na prática turmas de pedreiros, domésticas, carpinteiros, eletricistas; gente que deixou a escola quando criança e voltou agora, para aprender, inclusive, a ler. E ser lido por essas pessoas é uma enorme honra para um escritor que gosta de ser lido. E eles leem como ninguém, minha gente. Com uma garra e encantamento de arrepiar. E raramente têm a chance de trazer essa visão absoluta do mundo, essa experiência toda a para vida do nosso país. Lula, prezados leitores, fez e faz exatamente isso.
Eu conheço meu ilustre pai, para o bem ou para o mal, tenho praticamente todos os dentes e certamente todos os dedos, o que me coloca em uma camada, digamos, privilegiada, no Brasil. Mas, mesmo que não seja exatamente a minha cara, Lula consegue ser a cara brasileira da minha alma, de tantas outras almas de nosso país e, por isso mesmo, ele é, tem sido e vai ser o cara. O Cara, a nossa cara.
Pelo que eu conheço do mundo, essa coluna vai atrair toda uma desgraceira pra cima desse colunista. Pois, muito bem, que venha. Esperar menos do que isso, estar menos preparado do que estou para combater o que vier, seria um desrespeito desse cidadão agradecido aqui, ao seu presidente, a quem tanto admiro e por quem tenho mais é que brigar mesmo. Podem vir, serão todos bem recebidos, e vamos em frente, nós e o Cara, fazer o debate e o país de que tanto precisamos.
Dizer "Esse é o cara" afirma a negritude do Obama e sua admiração por Lula. Vivemos melhor em um mundo assim, de aceitações, reconhecimentos, sinceridades. Se eles, que são políticos, podem, então a gente pode tudo, até mesmo torcer para o Corinthians, imagino, nesse admirável mundo novo que o século 21 nos traz.

domingo, 3 de maio de 2009

MATEMÁTICA DE MENDIGO

Esta foi enviada por um amigo, porém me parece bem realista:

Tenho que dar os parabéns ao estagiário que elaborou essa pesquisa, pois o resultado que ele conseguiu obter é a mais pura realidade. Preste atenção...Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar em media pelo menos R$ 0,20, o que numa hora dará: 60 x 0,20 = R$12,00. Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado: 25 x 8 x 12 = R$ 2.400,00. Será que isso é uma conta maluca? Bom, 12 reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 20 centavos e sim 30, 50 e às vezes até 1,00. Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$ 6,00 por hora terá R$1.200,00 no final do mês. Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum chefe pra 'encher o saco' por causa disto. Mas considerando que é apenas teoria, vamos ao mundo real. De posse destes dados fui entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vejo trocar seus rendimentos na Panetiere (padaria em frente ao CEFET ). Então lhe perguntei quanto ela faturava por dia. Imagine o que ela respondeu? É isso mesmo, de 45 a 55 reais em média o que dá (25 dias por mês) x 45 = 1.125 ou 25 x 55 = 1375, então na média R$ 1.100,00 e ela disse que não mendiga 8 horas por dia. Moral da História : É melhor ser mendigo do que estagiário (e muito menos PROFESSOR), e pelo visto, ser estagiário e professor, é pior que ser Mendigo... Se esforce como mendigo e ganhe mais do que um estagiário ou um professor. Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego.