segunda-feira, 13 de julho de 2009

Petrobras Fatos e Dados 2

O site "http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/ está entre os finalistas que concorrem aos 10 mais que estão transformando o mundo da política e da internet, sem dúvida uma experiência de muita transparência por parte da empresa. A Votação é organizada pelo Politics Online e pelo Word e-Democracy Forum e elegeu no ano passado o site da campanha presidencial de Barack Obama. O voto é aberto. Para votar e ver os outros concorrentes entre no link: http://www.politicsonline.com/content/main/specialreports/2009/top10_2009/vote.asp

A lista dos indicados fica logo à direita da tela.

domingo, 12 de julho de 2009

Risco Grave e Iminente 3

A segurança das caldeiras e vasos de pressão é dependente, em grande parte, de outros componentes presentes aos equipamentos, como as Válvulas de Segurança. Estas são dispositivos instalados como salvaguarda para pressões acima das que estes equipamentos podem suportar. Ocorre que tais válvulas são passíveis de falha e em algumas análise como a que me referi, num artigo de minha autoria (Alencar, J. R. B., "Risco de Falha das Válvulas de Segurança, Revista CIPA, pag. 92-95, 1995) que indicava que 9% dos acidentes dos acidentes em indústrias deprocessos químicos são devidos a problemas nos sistemas de alívio em particular nas PSV´s o que põe em risco todo o rigor da NR-13 se a estas não for dado a mesma atenção do próprio vaso.

Os problemas com PSV´s são diversos, predominando os devidos `à corrosão, entupimento e emperramento (incrustração), vazamentos, etc.

Tendo em vista tais problemas, a Norma Brasileira NB-284 recomenda que estas válvulas sejam inspecionadas e testadas uma vez por ano e a cada para para manutenção dos equipamentos por elas protegidos. Outras orientaçãoes são dadas pelo Guia de Inspeção de Equipamentos N.10 do Instituto Brasileiro de Petróleo que classifica estas válvulas de segurança em 4 classes e assim define sua frequência de inspeção:

Classe A-Válvulas que podem sofrer incrustação, colagem, entupimento, corrosão agressiva
que possam interferir em sua atuação normal.
Classe B- Válvulas sujeitas a reduzido desgaste por parte do fluido.
Classe C- Válvulas que mantenham contato com fluidos “limpos”que não apresentam riscos das
válvulas classe A
Classe D -(Condição especial) Válvulas que se comprove através de histórico confiável de recepção e manutenção que podem atender a um prazo maior que o indicado para classe C.

Classe A- 1 ano; Classe B- 2 anos; Classe C 4 anos; Classe D 6 anos

Ocorre que, com frequência, a frequência de inspeção das válvulas de segurança é levada ao extremo sendo feita só no prazo máximo fixado para o próprio vaso de pressão / caldeira de finido na NR-13, o que a meu ver, se constitui um RISCO GRAVE E IMINENTE tendo em vista o exposto acima.

Reiteramos a necessidade de Planejemtno de Manutenção Espacífico para os dispositivos de seguraça dos vasos de pressão, aqui incluídos os sistemas instrumentados, sob pena de se colocar a instalação em risco acentuado e fora de controle.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Risco Grave e Iminente 2



A NR-13 apresenta também outra situações explíticas que se contituem Risco Grave e Iminente à saúde dos trabalhadores:

- Falta de Válvula de Segurança (PSV) ou outro dispositivo de segurança ajustado para a Pressão Máxima de Trabalho;

- Falta de Indicação de Pressão no espaço vapor de caldeiras ou vasos de pressão;

- Indicação de Controle de Nível de Água em Caldeiras que evite superaquecimento por alimentação deficiente;

- Operação de Caldeiras e Vasos de Pressão fora das condições para as quais foram projetados;

- Operação de Caldeiras e Vasos de Pressão por profissional não qualificado;

- Falta de Calibração ou emprego de artifícios que neutralizem os Instrumentos de Monitoração e de Segurança das Caldeiras e Vasos de Pressão;

- Instalação Inadequada de Caldeiras e Vasos de Pressão;

- Inspeções internas e externas regulares nas caldeiras, antes, durante e seu funcionamento;

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Risco Grave e Iminente 1


A NR-3 prevê no seu item 3.1.1 que qualquer condição ambiental que possa causar acidente do trabalho ou doença profissional com lesão gtrave à integridade física do trabalhador como uma situação de grave e iminente risco. Tais situações sãopassíveis de embargo ou interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, obra. A situação deverá ser reconhecida por técnico competente e obviamente pela autoridade reguladora.

Algumas situações são explícitas nas NR´s que configuram uma situação de grave e iminente risco:
- Trabalho com substâncias cancerígenas, em processos ou operações não hermetizados;
- O emprego de artifícios que neutralizem sistemas de controle e segurança das caldeiras e vasos de pressão;
- Trabalho com produtos químicos "Asfixiantes Simples" constante do Anexo 11 da NR-15 e que possibilite que a concetração de oxigênio caia a valoers inferiores a 18% em volume;
- As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada;
- Descumprimento dos item 1.3 da NR-15 Anexo 6, Situações com Trabalhos sob Condições Hiperbáricas;

sábado, 4 de julho de 2009

Deu no Jornal (Recife-PE, JC, 04.07.2009)


" Tadeu Alencar, procurador geral do Estado, pode estrear na política em 2010. Não diz nem que sim, nem que não. “Vou sendo tangido pelas circunstâncias. Eu não domino o xadrez político futuro. Cumpro missões do grupo do governador”...."

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mossoró - Cidade Junina 2009


Passadas as festas de São João, dois fatos marcaram o Mossoró Cidade Junina deste ano: A segurança nos focos de festa e a passagem do Pânico na TV pela cidade; por sinal este último um fato negativo: Vejam http://www.youtube.com/watch?v=s5TqyNnJGOk