quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Curiosidades do País de Mossoró

Vocês já devem conhecer estes fatos, mas o carinho que já tenho por esta cidade me faz cantar os seus versos:

- A água que abastece o município chega às torneiras com temperatura próxima de 50°C.
- A região de Mossoró é a maior produtora de sal marinho do país, respondendo por aproximadamente 95% da produção nacional.
- Mossoró tem o maior campo de petróleo terrestre do Brasil: Canto do Amaro.
- A cada 30 de setembro, os mossoroenses saem às ruas para festejar o aniversário da libertação de seus escravos, que se deu em 1883, cinco anos antes da Lei Áurea.
- Em 13 de junho de 1927, Mossoró resistiu a tentativa de invasão do bando de Lampião. Dois cangaceiros, conhecidos como "Colchete" e "Jararaca", foram mortos nesta tentativa pelo povo da cidade e este é motivo de orgulho, pois até hoje ostenta o "título" de única cidade que resistiu ao bando de Lampião.
- Mossoró tem o jornal mais antigo do interior do Brasil, O Mossoroense, fundado em 1872 e mais dois jornais diários em circulação (Gazeta do Oeste e Jornal de Fato).
Em Mossoró, a professora Celina Guimarães Viana tornou-se a primeira eleitora brasileira, em 1927.
- Coleção Mossoroense, editora regional sem fins lucrativos, já publicou mais de três mil títulos, em 50 anos de existência. Tem a maior bibliografia sobre as secas do mundo, com cerca de 700 títulos.
- Em Mossoró não se diz FELIZ NATAL e sim, FELIZ MOSSORÓ.

Um comentário:

  1. Adorei conhecer um pouco da história desta Cidade referência do Estado do Rio Grande do Norte, com fatos tão interessantes. Parabéns ao autor.Zuleide Alencar

    ResponderExcluir