terça-feira, 7 de abril de 2009

DWSIM - Um Versátil Simulador de Processos


Uma das minhas mais gratas surpresas no meu retorno à indústria de processos foi a descoberta do Simulador de Processos DWSIM. A satisfação é maior quando tenho acompanhado a evolução do software e conhecer de perto o seu criador. Trata-se do colega Daniel Wagner recentemente admitido na Petrobras, aquisição esta, de grande e valor e diferenciação.

O simulador não deixa a desejar em nada, posso assegurar, os famosos HYSYS, UNISIM, PROII. Tem a vantagem de ter seu código aberto e revisões constantes a gosto dos usuários mais afetos.

3 comentários:

  1. Não deixa a desejar? Você está brincando comigo! O simulador só tem uma interface mais ou menos, mas rodar que é bom... NADA!!! Só tem BUGS e mais BUGS! Coluna de destilação trava tudo e não converge, o trocador de calor é ridículo, a coluna de absorção, idem. Pra ser sincero, É RIDÍCULO!

    ResponderExcluir
  2. Caro Outro Anônimo,

    Por acaso você entrou em contato para informar os bugs? Indicou possíveis soluções?Sugeriu melhorias?

    Como garanto que não, não reclame de forma tão peçonhenta.

    ResponderExcluir
  3. I have been using DWSIM and i consider that is a great tool. The only bug that i think should be corrected is that you may be able to close the simulator even without selecting compounds after opening a new flowsheet. I have built different kinds of models and the results are in good agreement with real data.

    That simulator is a great step in the open source communitie for CAPE tools.

    ResponderExcluir