terça-feira, 31 de março de 2009

Segurança de Processos


Desde a conclusão do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho (UPE, 2002), tento me dedicar a um dos seus segmentos que é a Segurança de Processos. Em recente leitura de um artigo do Journal of Loss Prevention in the Process Industries (2009) que aborda a segurança de processos no século 21, algumas conclusões, são, de certa forma preocupantes:

Nele, o autor relata que grande acidentes industriais tendem a acontecer ou a se repetir ao longo do tempo dado a alguns fatores evolutivos, tecnológicos, sociais, culturais, por exemplo:

- Foco intensivo na produção;
- Sistemas de controle de processos cada vez mais complexos;
- Falta de competência gerêncial e técnica para segurança de processos;
- Lições aprendidas de grandes acidentes ou incidentes passados são "esquecidas" com o tempo;
- Aumento da carga de trabalho e renovação/substiuição de profissionais com grande experiência por novos profissionais com menor experiência => erosão do conhecimento;

Os grandes acidentes químicos da história foram responsáveis pela pouca credibilidade da indústria química perante a sociedade no que concerne à segurança dos processos, instalações e ambientes de trabalho. Segundo os autores, o status atual não é dos melhores. Apesar dos progressos na identificação dos riscos, a situação é crítica e precisa ser sustada dado aos fatores apontados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário