terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Petrobras dá mais prazo para PDVSA

Do JC-Economia, 14/02/2012

O diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que está preparando a carta de resposta à estatal venezuelana PDVSA sobre o projeto de parceria das duas companhias na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. O executivo disse que a PDVSA pode entrar de sócia até a refinaria começar a funcionar.
A empresa venezuelana ainda não apresentou as garantias requeridas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o empréstimo-ponte de R$ 10 bilhões do qual a venezuelana participaria com 40%.
Costa também disse que as importações de gasolina este ano devem permanecer equivalentes às do ano passado, mas a importação de diesel pode ser reduzida em 2012. O diretor explica que, em meados deste ano, entra em operação uma nova planta de coque da Repar, que vai aumentar a produção de diesel em 30 mil barris/dia.
Na semana passada o ministro venezuelano do Petróleo, Rafael Ramírez, disse que a PDVSA esperava concretizar em março a sua participação na construção da Refinaria Abreu e Lima. Apresentamos uma série de garantias ao BNDES, que é quem está dando o empréstimo para a refinaria. Nos ajustamos a todos os seus requerimentos e agora temos um prazo de até 31 de março deste ano para finalizar o nosso ingresso, disse.
Antes dessa declaração, a Petrobras havia informado à estatal venezuelana que indicou, através de uma carta, que ainda não contava com o aval do BNDES para se somar como sócio do projeto da refinaria, onde espera ter 40% de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário