quinta-feira, 26 de julho de 2012

Chevron quer lugar da PDVSA na Abreu Lima

Do site: http://www.fecombustiveis.org.br/index.php?option=com_clipping&task=nota&notaid=21319, acessado nesta data;

O seu Repórter Esso, ou melhor, Petrobras informa: sai PDVSA e entra Chevron. Esta é a substituição dos sonhos no alto comando da estatal. A companhia norte-americana manifestou o interesse em ficar com a participação dos venezuelanos na refinaria Abreu Lima, em Pernambuco.
Para a Petrobras, a operação seria como descobrir dois poços de petróleo com uma só perfuração. Além da saída da errática PDVSA, vista na Avenida Chile como um parceiro às avessas, a companhia passaria a ter a seu lado no projeto uma das maiores petroleiras do mundo.
A chegada da Chevron traria a reboque a expectativa de se acelerar a construção da refinaria pernambucana, cujas obras estão atrasadas, entre outros motivos, pelos escapismos da estatal venezuelana na hora de aportar recursos no empreendimento.
Procurada, a Petrobras não quis comentar o assunto. Já a Chevron não se pronunciou até o fechamento da edição. Com a operação, a Chevron passaria a ter a garantia de refino do petróleo explorado em seus blocos no Brasil em condições mais vantajosas.
No entanto, muito além de questões operacionais, dentro da própria Petrobras há quem enxergue enorme conveniência e uma boa dose de diversionismo no interesse dos norte-americanos.
A Chevron usaria a parceria com a estatal como uma espécie de mata-borrão na tentativa de limpar sua imagem no Brasil, afetada pelo grande vazamento de óleo na Bacia de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário