domingo, 14 de abril de 2013

Vitamina D - "As informaçoes deste livro podem salvar sua vida"

Acabei de ler o livro “Vitamina D – Como um Tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes” do Prof. Dr. Michael F. Holick, e confesso que estou meio impressionado com o relato de suas pesquisas encontrado no texto.
Li com um pé atrás desde o início, mas a divulgação do resultado dos seus trabalhos em periódicos de prestígio na área médica acena com para revolução em curso no tratamento de muitas doenças crônicas e graves, como osteoporose, doenças cardíacas, câncer (mama, próstata, cólon), depressão, insônia, artrite, diabetes, dor crônica, psoríase, fibromialgia, autismo, para destacar algumas.
E a grande fonte de vitamina D é o SOL (das 10 às 15 horas, diferente do que aprendemos), mas que ao longo do tempo tem sido mais um vilão do câncer de pele de que reconhecido os seus benefícios. O autor destaca bem este assunto e não prega, em hipótese alguma, a exposição descontrolada ao sol (15 minutos sem protetor solar), e sim, em pequenas e contínuas doses. No livro, se estabelece um programa de exposição ao sol para se atingir níveis de Vitamina D adequados.
Vou destacar alguns pontos do livro, mas quem puder leia:
- Pag. 77...há muito dinheiro à disposição dos que querem enfatizar o único lado negativo do sol (câncer de pele não melanoma) do que daqueles que querem promover seus benefícios;
- Pag. 103...novas evidências confirmam que os níveis baixos de Vitamina D podem ser um fator na perda de massa e da força muscular, que definem o envelhecimento e fragilidade;
- Pag. 117... a vitamina D ativada é um dos inibidores mais potentes do crescimento celular anormal;
- Pag. 123...a vitamina D exerce um efeito relaxante e permite maior flexibilidade aos vasos sanguíneos;
- Pag. 131... a vitamina D ativada pode aumentar a produção de insulina...;
- Pag. 146...Não há prevenção conhecida para a artrite reumatóide...estudos preliminares sugerem que a vitamina D ativada pode ser um tratamento eficaz para a AR...;
- Pag. 149...Tratamento de primeira linha contra psoríase foi desenvolvido pelo autor;...aplicação de uma pomada (Vectical) com vitamina D ativada sobre a pele reduz drasticamente os sintomas...;
- Pag. 152.. Cáries e a periodontite estão ligadas aos baixos níveis de 25-vitamina D;
- Pag. 182...Níveis adequados de vitamina D podem reduzir o risco de fatores que podem levar à demência;
Por fim o autor reconhece que “as percepções são a alma de tudo” (pag. 293) e suas pesquisas, relativamente novas, tem lhe demonstrado essa sustentação. Por outro lado, os dermatologistas tiveram muito tempo para nos inocular com as suas percepções erradas no seu entendimento erradas.
Num artigo recente pesquisadores europeus, colncluíram que aumentar os níveis de vitamina D da população para 40 nanogramas por ml/sangue poderia resultar numa economia de 187 milhões de euros por ano. Isso se traduz em mais de 260 bilhões de dólares.
Pra finalizar, o autor destaca que não está sugerindo que a vitamina D seja a cura para todos os males, mas acredita que não se pode tapar os olhos para a ligação milenar e especial que o nosso corpo tem mantido com o sol para assegurar a saúde. E  assegura, “será muito difícil para qualquer pessoa classificar as reinvidicações e as pesquisas apresentadas neste livro como não científicas. Todas elas derivam de estudos cinetíficos, revisados por especialsitas e publicados em periódicos médicos de prestígio (pag. 297).
Você já mediu alguma vez seus níveis de vitamina D no sangue? Fale com seu médico. E cuidado, o exame é 25(OH) D ou 25-hidroxivitamina D. Na próxima consulta vou pedir pro meu médico solicitar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário