terça-feira, 30 de abril de 2013

Petrobras suspende diálogo com PDVSA


JC-Economia, 30/04/2013

Por causa da crise política no país vizinho, Brasil interrompeu as discussões sobre a refinaria. Até agora, petroleira venezuelana não colocou dinheiro no projeto


RIO - O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, disse ontem que desde o dia 28 de abril foram interrompidas as tratativas com a PDVSA sobre o investimento na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Na ocasião, houve um aporte de recursos na obra, sem a contrapartida da estatal venezuelana. A Venezuela ainda não colocou recursos no projeto, embora para todos os efeitos o país é sócio do Brasil neste empreendimento.
Cosenza disse acreditar que situação política na Venezuela tenha sido o motivo das negociações estarem suspensas, mas crê numa retomada após a estabilização.
O executivo fez referência a a transição de poder no país diante da morte do ex-presidente Hugo Chavéz e o processo de escolha de seu sucessor, Nicolás Maduro, que provocou reação da oposição e pedido de recontagem de votos.
O diretor reafirmou que a Petrobras fará sozinha a obra, em caso de desistência da PDVSA. Será necessário, segundo ele, apenas uma adaptação, que corresponde a 5% do projeto.
Cosenza disse ainda que a obra, que sofreu atrasos e estouro do orçamento na gestão anterior da Petrobras, segue no ritmo de execução redefinido pela companhia. A refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, terá capacidade para produzir 115 mil barris diários a partir de novembro de 2014 e uma quantidade semelhante está prevista para maio de 2015.
PRODUÇÃO
A autossuficiência na produção de petróleo deve ser retomada no ano que vem, estimou ontem o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, ao divulgar os resultados trimestrais da empresa. A previsão da estatal significa que a produção total de petróleo e derivados deve superar o consumo em 2014 - o que não quer dizer que não serão feitas importações, pois a autossuficiência em derivados do petróleo deve ser atingida em 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário