
A propósito da polêmica causada pela posição do Arcebisbo de Recife e Olinda com relação ao aborto de uma criança de 9 anos, muita gente fica falando do que seria de fato uma excomunhão mas tenho dúvida se de fato compreendem do que se trata. A excomunhão é uma das maiores penas que um fiel pode receber da Igreja. O fiel excomungado fica proibido de receber os Sacramentos de fazer alguns atos Eclesiasticos.
Segundo a Wikipedia os Casos para a Excomunhão da Igreja Católica são previstos no Código de Direito Canônico e estabelece nove casos para a pena de exomunhão:
- Profanação das espécies sagradas;
- Violência física contra o Pontífice;
- Absolvição por um sacerdote do cúmplice do pecado da carne;
- Consagração ilícita de um bispo sem mandato pontifical;
- Violação direta do segredo da Confissão;
- Apostasia (ex: renúncia de sua anterior fé);
- Heresia (ex: qualquer doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema religioso);
- Cisma (ex: separação de uma pessoa ou grupo de pessoas do seio de uma organização ou movimento);
- Aborto;
Esta é uma questão extremamente delicada, catalisada, a meu ver, pela antipatia que o arcebisbo já goza de muita gente. Políticos em especialque pouco entendem sequer do seu metier, e uma mídia extravagante e desigual, manifestam-se a todo instante detonando a igreja e o arcebispo. Garanto que se o arcebispo fosse a favor do procedimento, imediatamente ele seria execrado pela posição contrária à da igreja e seria certamente manchete no mundo todo "ARCEBISBO É A FAVOR DO ABORTO".
Nenhum comentário:
Postar um comentário