quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Hugo Chávez confirma refinaria em 2014





Do JC - Recife-PE, 01/08/2012


BRASÍLIA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assegurou ontem que as atividades da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, terão início em 2014. De acordo com Chávez, o assunto foi tratado durante encontro com a presidente Dilma Rousseff pela manhã no Palácio do Planalto. O líder venezuelano afirmou que pretende visitar as obras da refinaria o mais breve possível.
"À medida que o projeto segue, estamos solucionando problemas que vocês conhecem. Entrará em atividade em 2014, falta pouco. E o processamento será de 230 mil barris diários", afirmou Chávez após participar de almoço com os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), José Mujica (Uruguai) e Dilma Rousseff no Itamaraty.
Questionado se a Venezuela vai promover investimentos nas obras da refinaria, Hugo Chávez assegurou que o governo venezuelano já está fazendo isso.
A chegada de Chávez ao Palácio do Planalto, com quase uma hora de atraso, foi conturbada. Ele quebrou o protocolo, pedindo para subir a rampa do Palácio do Planalto para encontrar Dilma. Tradicionalmente, autoridades estrangeiras usam a rampa apenas em visitas de Estado - que incluem audiências no Executivo, Legislativo e Judiciário - mas não há regra rígida que impeça o ritual em visitas oficiais. Pela programação, os três líderes entrariam pelo acesso leste do Planalto. Diante do pedido de Chávez, no entanto, Dilma determinou que ele, Mujica e Cristina teriam o privilégio. Sorridente, Chávez cumprimentou a brasileira com beijos no rosto.
Logo na chegada ao Palácio, os dois presidentes assinaram contrato de venda de seis jatos Emb 190 da Embraer à Venezuela. O documento prevê que o negócio pode incluir mais 14 aeronaves, um investimento entre US$ 270 milhões e US$ 900 milhões. A entrega dos aviões será feita até o fim do ano. Na cerimônia, Dilma e Chávez receberam da Embraer miniaturas dos Emb 190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário